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Semipresenciais


Posgraduacao semipresencial
Duração: mínimo de 08 meses e máximo de 24 meses
(dependendo da agilidade na conclusão do Trabalho de Conclusão de Curso-TCC e no Relatório do Estágio Curricular Supervisionado).

Carga Horária Total: 420 horas.
Na modalidade de oferta semipresencial, a carga horária mínima do Estágio Curricular Supervisionado será de 230 horas/aula

No centro de Porto Alegre
Um sábado por mês
FAPI

Especialização em ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL

postado em 15 de mar de 2016 08:48 por Evandro M   [ atualizado em 1 de abr de 2017 11:32 por Lilian Zieger ]


Área de profundo interesse para a formação das futuras gerações. Cabe ao educador entender a criança como cidadão, sujeito histórico, social e cultural.  A alfabetização, sendo área de concentração em pós-graduação, permite ao pesquisador a compreensão dos diversos problemas sociais, técnicos, psicológicos ou fisiológicos que possam causar problemas neste processo. 
Matricule-se

Assim sendo, o curso promove a qualificação de profissionais para atuar na 
área de alfabetização, letramento e educação infantil com sólida, avançada e atualizada formação científica, capacidade de análise crítica da problemática educacional contemporânea, capacidade criadora no exercício da atividade docente e com domínio na práxis do ato de tornar possível o aprender a ler de forma total.



OBJETIVOS

  • Assegurar o desenvolvimento eficaz de trabalhadores da educação para atender às necessidades da alfabetização e letramento na educação infantil;
  • Desenvolver a competência do diagnóstico de distúrbios de aprendizagem da leitura e do letramento e noções de encaminhamento à intervenção devida;
  • Fomentar a capacidade de análise crítica dos problemas educacionais contemporâneos, bem como das teorias propostas e recursos;
  • Incentivar ao exercício da atividade criativa na prática docente.
  • .

TÍTULO CONFERIDO

Especialista em Alfabetização, Letramento e Educação Infantil.

DISCIPLINAS

NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

  1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
  2. Didática do ensino superior (DES)
  3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
  4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
  5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
  6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
  7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
  8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
  9. Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]
  10. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]
  11. Estudos complementares (ESC) [*]
  12. Atividades teórico-práticas (ATP) [*]
[*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.

NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
  1. Alfabetização e Letramento: aspectos conceituais/metodológicos, sócio- econômicos, políticos e culturais (ASPC)
  2. Psicogênese: a construção dos processos de leitura e escrita nas séries iniciais e na educação de jovens e adultos (PCPL)
  3. Códigos Linguísticos: processos cognitivos na linguagem oral e escrita (CLOE)
  4. Prática educativa da língua portuguesa na educação infantil, séries iniciais e na educação de jovens e adultos (PELP)

        CARGA HORÁRIA: 480 h/a

        CERTIFICAÇÃO

        Para aprovação na Pós-Graduação, o cursista deverá alcançar:
        1. Nota final igual ou superior a 7 (equivalente ao Conceito “Bom”) em todos os créditos (Meios de avaliação: atuação nos debates e discussões em sala, trabalhos complementares a critério do professor);
        2. Frequência mínima de 90% da carga horária de cada crédito;
        3. Aprovação no Relatório de Estágio;
        4. Aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado na forma de Artigo Científico.

        Gestão em Organizações Educacionais

        postado em 12 de jan de 2016 13:31 por Evandro M   [ atualizado em 3 de abr de 2017 06:19 por Lilian Zieger ]


            
        Professores e gestores educacionais a cada dia se instrumentalizam de conhecimentos inovadores capazes de responder aos desafios crescentes impostos pela necessidade de oferta de uma educação de qualidade, em alta demanda social e em diferentes contextos econômicos para a sua efetivação.
            A gestão estratégica de projetos, aplicada ao planejamento educacional, ganha dimensão integradora, capaz de minimizar desigualdades e diferenças, aproximando escolas com níveis distintos de organização em torno de um objetivo comum: uma educação de excelência, capaz de transformar as pessoas.

        OBJETIVOS

        • Formar administradores da educação dotados de conhecimentos e técnicas inovadoras de gestão, capazes de maximizar os insumos disponíveis e transformar o cenário atual da gestão educacional;
        • Qualificar e aperfeiçoar no campo da gestão da educação básica os profissionais possuidores de licenciatura, habilitando para atuação na administração escolar, orientação educacional, supervisão escolar e inspeção de instituições de ensino;
        • Qualificar e aperfeiçoar profissionais para o exercício de funções na gestão da educação na rede particular de ensino, tanto na educação básica quanto na educação superior;Matrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu
        • Criar um espaço propício para a reflexão crítica, a pesquisa e produção científica e o debate interdisciplinar no campo da educação, objetivando desenvolver na escola um projeto político-pedagógico abrangente, mediante a integração de conhecimentos, das tecnologias educacionais e de práticas inovadoras de gestão pedagógica (avaliação, organização, recrutamento e seleção de pessoal, documentação, secretaria e administração escolar) das Organizações de Ensino.


        TÍTULO CONFERIDO

        Especialista em Gestão de Organizações Educacionais.


        DISCIPLINAS

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES
        1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
        2. Didática do ensino superior (DES)
        3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
        4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
        5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
        6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
        7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
        8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
        Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]
        Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]
        Estudos complementares (ESC) [*]
        Atividades teórico-práticas (ATP) [*]
        [*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
        1. Visão histórica sobre a gestão de políticas públicas e os paradigmas da legislação aplicada à educação (VHPL)
        2. Princípios da organização do trabalho, desenvolvimento de liderança e organização de equipe em instituições educacionais (POT)
        3. Princípios metodológicos para o exercício da inspeção escolar na educação básica (PMIE)
        4. Currículo e avaliação institucional e educacional (CAE)

        CARGA HORÁRIA: 480 h/a

        Educação Artística

        postado em 12 de jan de 2016 13:29 por Evandro M   [ atualizado em 3 de abr de 2017 13:15 por Lilian Zieger ]


            O Programa de Educação Artística foi desenvolvido para atender as necessidades metodológicas e práticas do professor da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), numa perspectiva interdisciplinar, para aplicação didática dos componentes das artes no cotidiano escolar.
            Propõe a reflexão crítica e teórica sobre o papel da disciplina diante dos PCNs e a sua contribuição direta na formação holística da criança, do jovem e do adolescente, através expressão da criatividade, da cultura e saberes.
            O Curso traça a evolução histórica das artes, ligando as manifestações artísticas do conhecimento aos aspectos social, antropológico, cultural e às interações decorrentes, identificando a escola na condição de ambiente propício para a sua contextualização e o desenvolvimento de habilidades e corporeidades.


        OBJETIVOSMatrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu

        • Subsidiar a pedagogia no ensino da arte, numa perspectiva interdisciplinar, ampliando o conhecimento teórico sobre a natureza, o valor e o significado da Educação Artística;
        • Incentivar a pesquisa sobre as diversas linguagens (teatro, música, folclore) voltadas à formação educacional de crianças, de jovens e adolescentes.

        TÍTULO CONFERIDO

        Especialista em Educação Artística.


        DISCIPLINAS

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

        1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
        2. Didática do ensino superior (DES)
        3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
        4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
        5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
        6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
        7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
        8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)

        Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]

        Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]

        Estudos complementares (ESC) [*]

        Atividades teórico-práticas (ATP) [*]

        [*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

        1. Fundamentos da educação musical escolar (FEME)
        2. Evolução da expressão corporal e das artes visuais (ECAV)
        3. Reflexão crítica sobre as linguagens da arte no contexto dos PCNs (RLA)
        4. Projetos escolares voltados para a disciplina de artes (PEA)


        CARGA HORÁRIA: 480 h/a

        Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia

        postado em 12 de jan de 2016 13:26 por Evandro M   [ atualizado em 3 de abr de 2017 12:55 por Lilian Zieger ]



        Atender as orientações reguladoras emanadas em 2006 do Conselho Nacional de Educação-MEC incluindo obrigatoriamente nos currículos dos cursos de nível médio o ensino de Filosofia e Sociologia, na matriz curricular das escolas que adotarem no todo ou em parte a organização do currículo estruturada por disciplina, além da inserção de seus conteúdos para tratamento interdisciplinar nos demais estabelecimentos de ensino que adotarem organização curricular flexível, não estruturada por disciplina. 

        OBJETIVOSMatrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu

        • Desenvolver competências docentes necessárias ao magistério da Filosofia e Sociologia na educação básica, propondo a realização de investigações e trabalhos especializados e científicos nas duas áreas do conhecimento;
        • Assegurar o tratamento interdisciplinar e contextualizado, visando ao domínio de conhecimentos de Sociologia e Filosofia necessários ao exercício da cidadania;
        • Conhecer as especificidades conceituais da Filosofia e Sociologia necessárias ao exercício docente no Ensino Médio;
        • Fomentar a capacidade de análise crítica dos problemas educacionais contemporâneos, bem como das teorias de ensino propostas e recursos;
        • Incentivar ao exercício da atividade criativa na prática docente.

        TÍTULO CONFERIDO

        Especialista no Ensino de Filosofia e Sociologia.

        DISCIPLINAS

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

        1. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
        2. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
        3. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
        4. Metodologia da pesquisa científica: a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (MPC)
        5. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
        6. Didática do ensino superior (DES)

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

        1. Abordagens sócio-filosóficas sobre sociedade e diversidade cultural (ASDC)
        2. A construção interdisciplinar da cidadania, ética e sociedade organizada (CESO)
        3. Metodologia do ensino de sociologia para o ensino médio (MSEM)
        4. Metodologia do ensino de filosofia para o ensino médio (MFEM)

        CARGA HORÁRIA: 480 h/a

        Docência para o Ensino Superior

        postado em 12 de jan de 2016 13:24 por Evandro M   [ atualizado em 3 de abr de 2017 10:06 por Lilian Zieger ]


            O curso prepara profissionais-professores das diversas áreas do conhecimento para atuação no ensino superior, atendendo a significativa demanda por profissionais qualificados nesse segmento.
            Os tempos atuais exigem, cada vez mais, que o professor do ensino superior tenha uma ação didática integrada e integradora da sua área de conhecimento com todas as demais que compõem as necessidades da formação do egresso do ensino superior.
            As inovadoras tecnologias educacionais, a celeridade dos meios de comunicação e difusão do conhecimento, a educação a distância, as bibliotecas virtuais, são faces de um novo universo educativo, apresentando crescentes desafios à competência docente.
            O Programa é organizado contemplando a formação didático-pedagógica do professor universitário, conscientizando-o acerca de sua responsabilidade na formação de outros professores e profissionais de variadas áreas, pautando pela ética, cidadania, moral e outros valores humanos.

        OBJETIVOSMatrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu

        • Formar profissionais-professores, das diferentes áreas do conhecimento, para atuação no magistério superior;
        • Propiciar as bases teórico-metodológicas para o exercício da docência universitária, articuladas à produção do conhecimento que se desenvolve na relação entre a pesquisa científica, extensão e a prática docente;
        • Proporcionar aos cursistas, que atuam ou desejam atuar no magistério superior, subsídios para uma prática educativa adequada à realidade sócio-político-econômica do país.

        TÍTULO CONFERIDO

        Especialista em Docência para o Ensino Superior.

        DISCIPLINAS

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

        1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
        2. Didática do ensino superior (DES)
        3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
        4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
        5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
        6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
        7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
        8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)

        Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]

        Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]

        Estudos complementares (ESC) [*]

        Atividades teórico-práticas (ATP) [*]

        [*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

        1. Planejamento, organização curricular e avaliação educacional (POCE)
        2. Referencial didático: construção do conhecimento e teorias da aprendizagem (CCTA)
        3. Estratégias e práticas pedagógicas para cursos de graduação (EPPG)
        4. Gênese, movimento, princípios e diferentes estruturantes didáticas (GDED)


        CARGA HORÁRIA: 480 h/a

        Teologia e Ensino Religioso

        postado em 12 de jan de 2016 13:21 por Evandro M   [ atualizado em 3 de abr de 2017 06:47 por Lilian Zieger ]


            A Educação tem o propósito holístico de atingir a pessoa em sua integralidade, o que contempla a dimensão numinosa do ser humano. O Ensino Religioso, como área do conhecimento tem uma prática docente específica,baseada no paradigma da reflexão e investigação do fenômeno numinoso como fato social nas diferentes culturas; alicerçada nos princípios éticos do direito à liberdade religiosa, da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
            
            Considerando o previsto na Lei no 9475 de 22/07/97 e as prescrições da Lei no 9394/96; a necessidade de professores qualificados na área do Ensino Religioso; e a não existência de regulamentação de normas para habilitação e admissão de professores do Ensino Religioso, faz-se necessária a criação de cursos nesta área do conhecimento, em nível de pós-graduação lato sensu.

        OBJETIVOSMatrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu

        • Proporcionar a especialização docente no campo do ensino religioso;
        • Formar profissionais habilitados para o exercício da liderança nas comunidades religiosas, com atuação em diferentes campos e serviços que exigem uma formação teológica qualificada, em especial nos vários segmentos pastorais;
        • Promover a reflexão teológica e sua interação com outras disciplinas e ciências na aplicação do conhecimento religioso nos mais diferentes campos e ambientes da cultura social contemporânea;
        • Fomentar a ação social concreta dos diferentes e crescentes grupos religiosos;
        • Desenvolver no cursista a prática da pesquisa científica e da investigação nas diferentes ciências ligadas ao estudo da religião e assessorias diversas.

        TITULO CONFERIDO

        Especialista em Teologia e Ensino Religioso.

        DISCIPLINAS

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

        1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
        2. Didática do ensino superior (DES)
        3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
        4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
        5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
        6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
        7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
        8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
        Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]
        Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]
        Estudos complementares (ESC) [*]
        Atividades teórico-práticas (ATP) [*]
        [*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

        1. Metodologia e filosofia do ensino religioso (FER)
        2. Técnicas psicanalíticas e psicologia da personalidade aplicadas às ciências da religião (PCR)
        3. Contemporaneidades em teologia pastoral (CTP)
        4. Antropologia teológica (ANT)


        CARGA HORÁRIA: 480 h/a

        PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

        postado em 12 de jan de 2016 13:18 por Evandro M   [ atualizado em 3 de abr de 2017 06:33 por Lilian Zieger ]



            A Psicopedagogia é área de estudo muito recente e tem o objetivo de estudar determinantes sociais, afetivos e cognitivos, do Processo de Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, notadamente a dificuldade relacional e de aprendizagem, bem como a dificuldade de ensino, com enfoque nas alterações verificadas nesses processos mediante as ações da escola, da família e de outras instituições sociais.

            Referenciais Teóricos
        • Diretrizes Básicas da Formação de Psicopedagogos no Brasil e Eixos Temáticos para Cursos de Formação em Psicopedagogia;
        •  Projeto de Lei no 3.124, de 1997; 
        • Código de Ética do Psicopedagogo.


        OBJETIVOSMatrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu

        • Desenvolver a competência do pré-diagnóstico de distúrbios de aprendizagem e encaminhamento à intervenção psicopedagógica;
        • Promover a aprendizagem, garantindo o bem-estar das pessoas em atendimento profissional;
        • Capacitar o psicopedagogo para a Consultoria e o Assessoramento Clínico-Institucional nos diferentes contextos relacionados ao processo de aprendizagem;
        • Realizar estudos e pesquisas na área da Psicopedagogia Clínico-Institucional;
        • Assegurar o treinamento técnico eficaz de trabalhadores intelectuais para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional no setor Psicopedagógico.

        TÍTULO CONFERIDO

        Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

        DISCIPLINAS

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

        1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
        2. Didática do ensino superior (DES)
        3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
        4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
        5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
        6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
        7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
        8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)

        Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]

        Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]

        Estudos complementares (ESC) [*]

        Atividades teórico-práticas (ATP) [*]

        [*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.


        NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

        1. Fundamentos da psicopedagogia institucional (FPI)
        2. Psicopatologia, neuropatologia e psicomotricidade (PNP)
        3. Psicopedagogia clínica (FPC)
        4. Psicomotricidade: prática de jogos, recreação e artes (PJRA)


        CARGA HORÁRIA: 480 h/a

        Gestão Educacional

        postado em 12 de jan de 2016 13:14 por Evandro M   [ atualizado em 3 de abr de 2017 06:18 por Lilian Zieger ]

        04 Habilitações: 
        supervisão de ensino, orientação educacional, 
        inspeção de ensino e administração escolar 
        (Habilitações específicas para portadores de Licenciatura).

            O Curso de Especialização em Gestão Educacional é um Programa de Pós-Graduação Lato Sensu, de natureza multidisciplinar, voltado aos possuidores de Licenciatura, interessados em adquirir conhecimentos atualizados e avançados, necessários para a formação, capacitação e aperfeiçoamento profissional em planejamento e administração de organismos e instituições educacionais, habilitando, inclusive, para a supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar, além de instrumentalizar o participante para a pesquisa em educação e o magistério no ensino superior.

        Amparo Legal (Certificado com validade nacional assegurada):

        1) Resolução no 01 CNE/CES-2007, do Ministério da Educação;

        2) Art. 64 da Lei no 9.394/96-LDBN: “A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino...” (grifo nosso);

        3) Resolução CNE/MEC no 01, de 15/05/2006, Art. 14, § 1o: “Esta formação profissional também poderá ser realizada em cursos de Pós-Graduação, especialmente estruturados para este fim e abertos a todos os licenciados” (grifo nosso).

        OBJETIVOSMatrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu

        • Formar administradores da educação dotados de conhecimentos e técnicas inovadoras de gestão, capazes de maximizar os insumos disponíveis e transformar o cenário atual da gestão educacional;
        • Qualificar e aperfeiçoar no campo da gestão da educação básica os profissionais possuidores de licenciatura, habilitando para atuação na administração escolar, orientação educacional, supervisão escolar e inspeção de instituições de ensino;
        • Qualificar e aperfeiçoar profissionais para o exercício de funções na gestão da educação na rede particular de ensino, tanto na educação básica quanto na educação superior;
        • Criar um espaço propício para a reflexão crítica, a pesquisa e produção científica e o debate interdisciplinar no campo da educação, objetivando desenvolver na escola um projeto político-pedagógico abrangente, mediante a integração de conhecimentos, das tecnologias educacionais e de práticas inovadoras de gestão pedagógica (avaliação, organização, recrutamento e seleção de pessoal, documentação, secretaria e administração escolar) das Organizações de Ensino.


        TÍTULO CONFERIDO

        Aos possuidores de Licenciatura:     Especialista em Gestão Educacional, com Habilitação em supervisão de ensino, orientação educacional, inspeção de ensino e administração escolar


        DISCIPLINAS

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

        1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
        2. Didática do ensino superior (DES)
        3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
        4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
        5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
        6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
        7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
        8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
        9. Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]
        10. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]
        11. Estudos complementares (ESC) [*]
        12. Atividades teórico-práticas (ATP) [*]

        [*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

        1. Visão histórica sobre a gestão de políticas públicas e os paradigmas da legislação aplicada à educação (VHPL)
        2. Princípios da organização do trabalho, desenvolvimento de liderança e organização de equipe em instituições educacionais (POT)
        3. Princípios metodológicos para o exercício da inspeção escolar na educação básica (PMIE)
        4. Currículo e avaliação institucional e educacional (CAE)


        CARGA HORÁRIA: 480 h/a

        Educação de Jovens e Adultos - EJA

        postado em 12 de jan de 2016 13:08 por Evandro M   [ atualizado em 1 de abr de 2017 12:33 por Lilian Zieger ]

            A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade específica da Educação Básica voltada a um público que não teve oportunidade de exercer seu direito à educação durante a infância/adolescência, por motivos diversos. A EJA não se define pelo turno em que é oferecida, mas sim pelas características e especificidades dos sujeitos aos quais ela se destina; e é exatamente tal especificidade de público que delimitará sua concepção, cujos principais fundamentos a serem superados são os de recuperação de um tempo perdido de escolaridade e a idéia equivocada de que o tempo adequado para a aprendizagem é a infância e a adolescência.
            A Especialização de profissionais educadores para o exercício do magistério em classes de jovens e adultos com escolaridade defasada, vem atender a demanda do sistema de ensino por professores habilitados ao trabalho com turmas especiais.

        OBJETIVOS

        Matrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu
        • Ampliar fundamentos teóricos que embasam o processo ensino aprendizagem de jovens e adultos;
        • Possibilitar a apropriação de abordagens e metodologias direcionadas para uma maior eficiência das práticas educativas na EJA;
        • Propiciar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores pertinentes à atividade docente;
        • Incentivar a prática da pesquisa, da investigação dos modos de aprender e de vida de jovens e adultos, para o favorecimento de processos de sua aprendizagem no ambiente escolar.


        TÍTULO CONFERIDO

        Especialista em Educação de Jovens e Adultos - EJA


        DISCIPLINAS

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

        1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
        2. Didática do ensino superior (DES)
        3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
        4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
        5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
        6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
        7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
        8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
        9. Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]
        10. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]
        11. Estudos complementares (ESC) [*]
        12. Atividades teórico-práticas (ATP) [*]

        [*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

        Disciplinas

        1. Fundamentos da educação para jovens e adultos (FJA)
        2. Técnicas de produção textual (TPT)
        3. Novas tecnologias no ensino de jovens e adultos (EJA)
        4. Educação para o trabalho e a educação para jovens e adultos (TEA)

        CARGA HORÁRIA: 420 h/a

        Língua Brasileira de Sinais - Libras

        postado em 12 de jan de 2016 13:05 por Evandro M   [ atualizado em 1 de abr de 2017 12:16 por Lilian Zieger ]


            A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - é composta por níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Enquanto nas línguas orais-auditivas existem palavras, nas línguas de sinais também existem itens lexicais, que recebem o nome de sinais. Assim sendo, para se comunicar em Libras, não basta apenas conhecer sinais, é necessário conhecer a sua gramática para contextualizar a comunicação. A LIBRAS se apresenta como um sistema linguístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
            É condição necessária que o professor da educação básica possua conhecimentos sobre a LIBRAS, capacitando-se para a atuação na ensinagem de alunos surdos.


        OBJETIVOS

          Matrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu
        • Capacitar o professor da educação básica para atender às demandas de inclusão dos surdos na educação regular;
        • Desenvolver competências docentes que visam a formar professores e tradutores/intérpretes de Libras;
        • Desenvolver a capacidade de atuação integradora do professor, garantindo a inserção do aluno surdo ao sistema regular de ensino;
        • Incentivar o exercício da atividade criativa na prática docente.

        TÍTULO CONFERIDO

        Especialista em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS.

        DISCIPLINAS

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

        Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
        Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
        Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
        Metodologia da pesquisa científica: a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (MPC)
        Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
        Didática do ensino superior (DES)

        NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

        Metodologia de ensino em LIBRAS (MELB)
        Língua brasileira de sinais 1 (LBS1)
        Língua brasileira de sinais 2 (LBS2)
        Língua brasileira de sinais 3 (LBS3)


        CARGA HORÁRIA: 420 h/a

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