Docência para o Ensino Superior

postado em 12 de jan de 2016 13:24 por Evandro M   [ atualizado em 3 de abr de 2017 10:06 por Lilian Zieger ]

    O curso prepara profissionais-professores das diversas áreas do conhecimento para atuação no ensino superior, atendendo a significativa demanda por profissionais qualificados nesse segmento.
    Os tempos atuais exigem, cada vez mais, que o professor do ensino superior tenha uma ação didática integrada e integradora da sua área de conhecimento com todas as demais que compõem as necessidades da formação do egresso do ensino superior.
    As inovadoras tecnologias educacionais, a celeridade dos meios de comunicação e difusão do conhecimento, a educação a distância, as bibliotecas virtuais, são faces de um novo universo educativo, apresentando crescentes desafios à competência docente.
    O Programa é organizado contemplando a formação didático-pedagógica do professor universitário, conscientizando-o acerca de sua responsabilidade na formação de outros professores e profissionais de variadas áreas, pautando pela ética, cidadania, moral e outros valores humanos.

OBJETIVOSMatrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu

  • Formar profissionais-professores, das diferentes áreas do conhecimento, para atuação no magistério superior;
  • Propiciar as bases teórico-metodológicas para o exercício da docência universitária, articuladas à produção do conhecimento que se desenvolve na relação entre a pesquisa científica, extensão e a prática docente;
  • Proporcionar aos cursistas, que atuam ou desejam atuar no magistério superior, subsídios para uma prática educativa adequada à realidade sócio-político-econômica do país.

TÍTULO CONFERIDO

Especialista em Docência para o Ensino Superior.

DISCIPLINAS

NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

  1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
  2. Didática do ensino superior (DES)
  3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
  4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
  5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
  6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
  7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
  8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)

Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]

Estudos complementares (ESC) [*]

Atividades teórico-práticas (ATP) [*]

[*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.

NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

  1. Planejamento, organização curricular e avaliação educacional (POCE)
  2. Referencial didático: construção do conhecimento e teorias da aprendizagem (CCTA)
  3. Estratégias e práticas pedagógicas para cursos de graduação (EPPG)
  4. Gênese, movimento, princípios e diferentes estruturantes didáticas (GDED)


CARGA HORÁRIA: 480 h/a

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