Educação Inclusiva e Especial, com ênfase no Atendimento Educacional Especializado-AEE

postado em 12 de jan de 2016 13:02 por Evandro M   [ atualizado em 13 de abr de 2017 13:54 por Lilian Zieger ]

 
Com ênfase no Atendimento Educacional Especializado-AEE   
 
   A palavra inclusão vem sendo amplamente discutida, em diferentes áreas das Ciências Humanas, principalmente nos meios educacionais, sendo utilizada em diferentes contextos e com diferentes significados. 
    A prática da inclusão social repousa em princípios até então considerados incomuns, tais como: aceitação das diferenças individuais, valorização de cada pessoa, convivência dentro da diversidade humana, aprendizagem através da cooperação, dentre outros. A inclusão escolar de alunos com deficiência demanda modificações profundas no sistema de ensino, de maneira gradativa, planejada e contínua.
    Este Curso proporciona o aprofundamento de temas que estão presentes na prática do Educador, do Psicólogo, e demais profissionais envolvidos nesse acolhimento, buscando um entendimento sobre o processo da Educação Inclusiva, articulando o diálogo entre as partes: escola, aluno e família, com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem das pessoas com deficiência.

OBJETIVOS

  •     Capacitar profissionais para atuarem numa proposta educativa não apenas inclusiva, mas também de acolhimento do aluno com deficiência, oferecendo suporte teórico / prático para o trabalho docente eficaz.
  •     Capacitar profissionais para atuação pedagógica no campo da Educação Inclusiva e da Diversidade, fornecendo bases teóricas para a compreensão dos princípios norteadores da proposta pedagógica para o trabalho escolar com deficientes.

TÍTULO CONFERIDOMatrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu

Especialista em Educação Inclusiva e Diversidade

NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

Disciplinas

  1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
  2. Didática do ensino superior (DES)
  3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
  4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
  5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
  6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
  7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
  8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
  9. Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]
  10. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]
  11. Estudos complementares (ESC) [*]
  12. Atividades teórico-práticas (ATP) [*]

[*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.


NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

Disciplinas

  1. Fundamentos da educação inclusiva (FEI)
  2. Psicopatologia, neuropatologia e psicomotricidade (PNP)
  3. Necessidades educativas do DM, DA, DV, altas habilidades, as adaptações curriculares e os projetos de inclusão (NEI)
  4. Relações familiares e a criança com deficiência (RFD)

CARGA HORÁRIA: 480 h/a


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