Especialização em ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E EDUCAÇÃO INFANTIL

postado em 15 de mar de 2016 08:48 por Evandro M   [ atualizado em 1 de abr de 2017 11:32 por Lilian Zieger ]

Área de profundo interesse para a formação das futuras gerações. Cabe ao educador entender a criança como cidadão, sujeito histórico, social e cultural.  A alfabetização, sendo área de concentração em pós-graduação, permite ao pesquisador a compreensão dos diversos problemas sociais, técnicos, psicológicos ou fisiológicos que possam causar problemas neste processo. 
Matricule-se

Assim sendo, o curso promove a qualificação de profissionais para atuar na 
área de alfabetização, letramento e educação infantil com sólida, avançada e atualizada formação científica, capacidade de análise crítica da problemática educacional contemporânea, capacidade criadora no exercício da atividade docente e com domínio na práxis do ato de tornar possível o aprender a ler de forma total.



OBJETIVOS

  • Assegurar o desenvolvimento eficaz de trabalhadores da educação para atender às necessidades da alfabetização e letramento na educação infantil;
  • Desenvolver a competência do diagnóstico de distúrbios de aprendizagem da leitura e do letramento e noções de encaminhamento à intervenção devida;
  • Fomentar a capacidade de análise crítica dos problemas educacionais contemporâneos, bem como das teorias propostas e recursos;
  • Incentivar ao exercício da atividade criativa na prática docente.
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TÍTULO CONFERIDO

Especialista em Alfabetização, Letramento e Educação Infantil.

DISCIPLINAS

NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

  1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
  2. Didática do ensino superior (DES)
  3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
  4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
  5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
  6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
  7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
  8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
  9. Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]
  10. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]
  11. Estudos complementares (ESC) [*]
  12. Atividades teórico-práticas (ATP) [*]
[*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.

NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
  1. Alfabetização e Letramento: aspectos conceituais/metodológicos, sócio- econômicos, políticos e culturais (ASPC)
  2. Psicogênese: a construção dos processos de leitura e escrita nas séries iniciais e na educação de jovens e adultos (PCPL)
  3. Códigos Linguísticos: processos cognitivos na linguagem oral e escrita (CLOE)
  4. Prática educativa da língua portuguesa na educação infantil, séries iniciais e na educação de jovens e adultos (PELP)

        CARGA HORÁRIA: 480 h/a

        CERTIFICAÇÃO

        Para aprovação na Pós-Graduação, o cursista deverá alcançar:
        1. Nota final igual ou superior a 7 (equivalente ao Conceito “Bom”) em todos os créditos (Meios de avaliação: atuação nos debates e discussões em sala, trabalhos complementares a critério do professor);
        2. Frequência mínima de 90% da carga horária de cada crédito;
        3. Aprovação no Relatório de Estágio;
        4. Aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado na forma de Artigo Científico.