Gestão em Organizações Educacionais

postado em 12 de jan de 2016 13:31 por Evandro M   [ atualizado em 3 de abr de 2017 06:19 por Lilian Zieger ]

    
Professores e gestores educacionais a cada dia se instrumentalizam de conhecimentos inovadores capazes de responder aos desafios crescentes impostos pela necessidade de oferta de uma educação de qualidade, em alta demanda social e em diferentes contextos econômicos para a sua efetivação.
    A gestão estratégica de projetos, aplicada ao planejamento educacional, ganha dimensão integradora, capaz de minimizar desigualdades e diferenças, aproximando escolas com níveis distintos de organização em torno de um objetivo comum: uma educação de excelência, capaz de transformar as pessoas.

OBJETIVOS

  • Formar administradores da educação dotados de conhecimentos e técnicas inovadoras de gestão, capazes de maximizar os insumos disponíveis e transformar o cenário atual da gestão educacional;
  • Qualificar e aperfeiçoar no campo da gestão da educação básica os profissionais possuidores de licenciatura, habilitando para atuação na administração escolar, orientação educacional, supervisão escolar e inspeção de instituições de ensino;
  • Qualificar e aperfeiçoar profissionais para o exercício de funções na gestão da educação na rede particular de ensino, tanto na educação básica quanto na educação superior;Matrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu
  • Criar um espaço propício para a reflexão crítica, a pesquisa e produção científica e o debate interdisciplinar no campo da educação, objetivando desenvolver na escola um projeto político-pedagógico abrangente, mediante a integração de conhecimentos, das tecnologias educacionais e de práticas inovadoras de gestão pedagógica (avaliação, organização, recrutamento e seleção de pessoal, documentação, secretaria e administração escolar) das Organizações de Ensino.


TÍTULO CONFERIDO

Especialista em Gestão de Organizações Educacionais.


DISCIPLINAS

NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES
  1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
  2. Didática do ensino superior (DES)
  3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
  4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
  5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
  6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
  7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
  8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]
Estudos complementares (ESC) [*]
Atividades teórico-práticas (ATP) [*]
[*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.

NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
  1. Visão histórica sobre a gestão de políticas públicas e os paradigmas da legislação aplicada à educação (VHPL)
  2. Princípios da organização do trabalho, desenvolvimento de liderança e organização de equipe em instituições educacionais (POT)
  3. Princípios metodológicos para o exercício da inspeção escolar na educação básica (PMIE)
  4. Currículo e avaliação institucional e educacional (CAE)

CARGA HORÁRIA: 480 h/a

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