Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia

postado em 12 de jan de 2016 13:26 por Evandro M   [ atualizado em 3 de abr de 2017 12:55 por Lilian Zieger ]


Atender as orientações reguladoras emanadas em 2006 do Conselho Nacional de Educação-MEC incluindo obrigatoriamente nos currículos dos cursos de nível médio o ensino de Filosofia e Sociologia, na matriz curricular das escolas que adotarem no todo ou em parte a organização do currículo estruturada por disciplina, além da inserção de seus conteúdos para tratamento interdisciplinar nos demais estabelecimentos de ensino que adotarem organização curricular flexível, não estruturada por disciplina. 

OBJETIVOSMatrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu

  • Desenvolver competências docentes necessárias ao magistério da Filosofia e Sociologia na educação básica, propondo a realização de investigações e trabalhos especializados e científicos nas duas áreas do conhecimento;
  • Assegurar o tratamento interdisciplinar e contextualizado, visando ao domínio de conhecimentos de Sociologia e Filosofia necessários ao exercício da cidadania;
  • Conhecer as especificidades conceituais da Filosofia e Sociologia necessárias ao exercício docente no Ensino Médio;
  • Fomentar a capacidade de análise crítica dos problemas educacionais contemporâneos, bem como das teorias de ensino propostas e recursos;
  • Incentivar ao exercício da atividade criativa na prática docente.

TÍTULO CONFERIDO

Especialista no Ensino de Filosofia e Sociologia.

DISCIPLINAS

NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

  1. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
  2. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
  3. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
  4. Metodologia da pesquisa científica: a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (MPC)
  5. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
  6. Didática do ensino superior (DES)

NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

  1. Abordagens sócio-filosóficas sobre sociedade e diversidade cultural (ASDC)
  2. A construção interdisciplinar da cidadania, ética e sociedade organizada (CESO)
  3. Metodologia do ensino de sociologia para o ensino médio (MSEM)
  4. Metodologia do ensino de filosofia para o ensino médio (MFEM)

CARGA HORÁRIA: 480 h/a

Comments