PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

postado em 12 de jan de 2016 13:18 por Evandro M   [ atualizado em 3 de abr de 2017 06:33 por Lilian Zieger ]


    A Psicopedagogia é área de estudo muito recente e tem o objetivo de estudar determinantes sociais, afetivos e cognitivos, do Processo de Aprendizagem e do Desenvolvimento Humano, notadamente a dificuldade relacional e de aprendizagem, bem como a dificuldade de ensino, com enfoque nas alterações verificadas nesses processos mediante as ações da escola, da família e de outras instituições sociais.

    Referenciais Teóricos
  • Diretrizes Básicas da Formação de Psicopedagogos no Brasil e Eixos Temáticos para Cursos de Formação em Psicopedagogia;
  •  Projeto de Lei no 3.124, de 1997; 
  • Código de Ética do Psicopedagogo.


OBJETIVOSMatrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu

  • Desenvolver a competência do pré-diagnóstico de distúrbios de aprendizagem e encaminhamento à intervenção psicopedagógica;
  • Promover a aprendizagem, garantindo o bem-estar das pessoas em atendimento profissional;
  • Capacitar o psicopedagogo para a Consultoria e o Assessoramento Clínico-Institucional nos diferentes contextos relacionados ao processo de aprendizagem;
  • Realizar estudos e pesquisas na área da Psicopedagogia Clínico-Institucional;
  • Assegurar o treinamento técnico eficaz de trabalhadores intelectuais para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional no setor Psicopedagógico.

TÍTULO CONFERIDO

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional

DISCIPLINAS

NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

  1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
  2. Didática do ensino superior (DES)
  3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
  4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
  5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
  6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
  7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
  8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)

Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]

Estudos complementares (ESC) [*]

Atividades teórico-práticas (ATP) [*]

[*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.


NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

  1. Fundamentos da psicopedagogia institucional (FPI)
  2. Psicopatologia, neuropatologia e psicomotricidade (PNP)
  3. Psicopedagogia clínica (FPC)
  4. Psicomotricidade: prática de jogos, recreação e artes (PJRA)


CARGA HORÁRIA: 480 h/a

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