Teologia e Ensino Religioso

postado em 12 de jan de 2016 13:21 por Evandro M   [ atualizado em 3 de abr de 2017 06:47 por Lilian Zieger ]

    A Educação tem o propósito holístico de atingir a pessoa em sua integralidade, o que contempla a dimensão numinosa do ser humano. O Ensino Religioso, como área do conhecimento tem uma prática docente específica,baseada no paradigma da reflexão e investigação do fenômeno numinoso como fato social nas diferentes culturas; alicerçada nos princípios éticos do direito à liberdade religiosa, da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum.
    
    Considerando o previsto na Lei no 9475 de 22/07/97 e as prescrições da Lei no 9394/96; a necessidade de professores qualificados na área do Ensino Religioso; e a não existência de regulamentação de normas para habilitação e admissão de professores do Ensino Religioso, faz-se necessária a criação de cursos nesta área do conhecimento, em nível de pós-graduação lato sensu.

OBJETIVOSMatrícula em curso de Pós-Graduação Lato Sensu

  • Proporcionar a especialização docente no campo do ensino religioso;
  • Formar profissionais habilitados para o exercício da liderança nas comunidades religiosas, com atuação em diferentes campos e serviços que exigem uma formação teológica qualificada, em especial nos vários segmentos pastorais;
  • Promover a reflexão teológica e sua interação com outras disciplinas e ciências na aplicação do conhecimento religioso nos mais diferentes campos e ambientes da cultura social contemporânea;
  • Fomentar a ação social concreta dos diferentes e crescentes grupos religiosos;
  • Desenvolver no cursista a prática da pesquisa científica e da investigação nas diferentes ciências ligadas ao estudo da religião e assessorias diversas.

TITULO CONFERIDO

Especialista em Teologia e Ensino Religioso.

DISCIPLINAS

NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES

  1. Projeto Integrador: Pesquisa, Estágio Curricular e TCC (MPC)
  2. Didática do ensino superior (DES)
  3. Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
  4. Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
  5. Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
  6. Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
  7. Políticas Educacionais Brasileiras: ensino formal e não-formal (PBE)
  8. História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena (CAI)
Estágio Curricular Supervisionado (EST) [*]
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) [*]
Estudos complementares (ESC) [*]
Atividades teórico-práticas (ATP) [*]
[*] Atividades desenvolvidas ao longo do curso, segundo orientações específicas.

NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS

  1. Metodologia e filosofia do ensino religioso (FER)
  2. Técnicas psicanalíticas e psicologia da personalidade aplicadas às ciências da religião (PCR)
  3. Contemporaneidades em teologia pastoral (CTP)
  4. Antropologia teológica (ANT)


CARGA HORÁRIA: 480 h/a

Comments