Chancelamento de documentos

   CHANCELAMENTO NO ITAMARATY   :

O chancelamento significa o reconhecimento oficial da legalidade de um documento, pessoal ou acadêmico, firmado pelo governo brasileiro.
Os estudantes brasileiros, regularmente matriculados na USAL, devem apresentar seus documentos pessoais e acadêmicos chancelados pelo Itamaraty, para arquivo na instituição de ensino, em cópias frente e verso autenticadas em Cartório.
Esta é uma exigência do Ministério da Educação na Argentina, além do Visto de Residência, para a futura expedição e reconhecimento no Título obtido naquele país.

O chancelamento deverá ser realizado em um Escritório de Representação do Itamaraty, segundo a jurisdição de cada um deles, conforme as orientações disponibilizadas no endereço eletrônico do Ministério das Relações Exteriores, a seguir descrito: 


Antes de qualquer providência, visite o site indicado acima e identifique o Escritório que poderá atender suas necessidades de chancelamento. Observe que há particularidades no atendimento em cada um deles. Verifique os horários de atendimento, se há chancelamento via correios ou por procuração. Enfim, os procedimentos variam de um Escritório para outro. Consulte e se previna quanto ao tempo demandado.   

Informações de Porto Alegre:

Escritório Regional do MRE no Estado do Rio Grande do Sul – ERESUL
Av. Borges de Medeiros, 1501 (16º andar)
Centro Administrativo - Centro
Telefone: (51) 3228-6326
E-mail: eresul@itamaraty.gov.br

Esse Escritório legaliza documentos que tenham firma reconhecida em cartórios do Rio Grande do Sul.
Horário de atendimento ao público: 
- segundas e terças, das 10 às 12h
- quartas e quintas, das 15 às 17h

Aos que optarem por enviar documentos para chancelamento diretamente ao Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o endereço em Brasília é:

Ministério das Relações Exteriores – MRE 
Setor de Legalização de Documentos – SLD
Esplanada dos Ministérios - Bloco H, Anexo I, Térreo 
CEP: 70170-900  -  Brasília – DF 
Telefones: (61) 2030-9713, 2030-8813, 2030-8806. Fax: (61) 2030-8811
E-mail: legalizar@itamaraty.gov.br