Mural‎ > ‎

IGES em Pontão - Políticas públicas de gênero para mulheres

postado em 26 de fev de 2016 07:45 por Lilian Zieger   [ 29 de fev de 2016 08:39 atualizado‎(s)‎ ]
POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO PARA MULHERES
IGES FAZ TRABALHO NO MUNICÍPIO DE PONTÃO

Pontão Reunião com Prefeito
No dia 25 de fevereiro, às 14 horas, o Exmo. Sr. Prefeito Municipal de Pontão, Nelson Grasselli, lança o início de mais uma etapa de trabalhos pelas mulheres pontanenses. Nessa fase, serão desenvolvidas dez oficinas nas diferentes localidades de Pontão.

A meta dos encontros consiste em capacitação de mulheres com enfoque nas políticas públicas de gênero. Tais políticas apresentam como eixos o empoderamento e a autonomia das mulheres pontanenses. A coordenadora geral do projeto, Sra. Maria Jacques Kleber, da Coordenadoria das Políticas das Mulheres, abordou sobre a importância do desenvolvimento de lideranças femininas no município.

Profª. Drª. Lilian Zieger, diretora geral do IGES, trouxe como temas a história das lutas das mulheres pelos direitos iguais aos dos homens no mundo e no Brasil, as diferentes formas de violência contra a mulher na sociedade, preconceitos sociais e o desenvolvimento de lideranças femininas. A educadora, durante a oficina, aplicou dinâmica de grupo em que as presentes deveriam escolher um animal que tivesse características parecidas consigo. Foram momentos de descontração e trocas.

A professora Nelci Teixeira, docente em cursos de pós-graduação no IGES, esclareceu que nem sempre a violência contra a mulher é física, pois a violência psicológica pode causar profundo sofrimento. No encerramento, a coordenadora Maria Jacques Kleber apresentou um conto sobre os papéis feminino e masculino nas famílias. Com final divertido, fez todos rirem, num clima de alegria e integração.

Na sequência, serão desenvolvidas mais nove oficinas e, após, curso ampliando os conhecimentos sobre temas, para gestores/as locais e lideranças femininas. O IGES sente-se honrado de desenvolver trabalho de enorme significação social para o município.


Grupo de mulheres das localidades de Endres e Passo RealAinda no mesmo dia foi desenvolvida uma oficina com o grupo de mulheres das localidades de Endres e Passo Real. E no dia 26 de fevereiro, aconteceu a segunda oficina na localidade de São Miguel. Os grupos estiveram muito animados e trouxeram colocações interessantes sobre os avanços na luta pelos direitos das mulheres. Apesar dos avanços, as mulheres trouxeram que ainda temos conquistas a alcançar.
Grupo de mulheres de São Miguel



Comments