Educação Artística

JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO:
O Programa de Educação Artística foi desenvolvido para atender as necessidades metodológicas e práticas do professor da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), numa perspectiva interdisciplinar, para aplicação didática dos componentes das artes no cotidiano escolar.
Propõe a reflexão crítica e teórica sobre o papel da disciplina diante dos PCNs e a sua contribuição direta na formação holística da criança, do jovem e do adolescente, através expressão da criatividade, da cultura e saberes.
O Curso traça a evolução histórica das artes, ligando as manifestações artísticas do conhecimento aos aspectos social, antropológico, cultural e às interações decorrentes, identificando a escola na condição de ambiente propício para a sua contextualização e o desenvolvimento de habilidades e corporeidades.

CANDIDATOS:
Professores da educação básica.

DISCIPLINAS:
NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES
  • Gestão de Pessoas: trabalho em equipe (GP)
  • Psicologia da educação e do desenvolvimento (PED)
  • Dimensões humanas e sistemas de relações no Séc. XXI (DHSR)
  • Metodologia da pesquisa científica: a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (MPC)
  • Distúrbios de aprendizagem ou dificuldades de ensino? (DADE)
  • Didática do ensino superior (DES)
NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
  • Disciplinas Fundamentos da educação musical escolar (FEME)
  • Evolução da expressão corporal e das artes visuais (ECAV)
  • Reflexão crítica sobre as linguagens da arte no contexto dos PCNs (RLA)
  • Projetos escolares voltados para a disciplina de artes (PEA)
CARGA HORÁRIA:
420 h/a

TÍTULO CONFERIDO:
Especialista em Educação Artística.

OBJETIVOS:
  • Subsidiar a pedagogia no ensino da arte, numa perspectiva interdisciplinar, ampliando o conhecimento teórico sobre a natureza, o valor e o significado da Educação Artística;
  • Incentivar a pesquisa sobre as diversas linguagens (teatro, música, folclore) voltadas à formação educacional de crianças, de jovens e adolescentes.