Neurociência Pedagógica

CURSO DE PÓS‐GRADUAÇÃO LATO SENSU EM NEUROCIÊNCIA PEDAGÓGICA

Área do Conhecimento: Educação/Saúde

  JUSTIFICATIVA DA OFERTA DO CURSO  
A Neurociência aplicada ao processo da aprendizagem escolar, tomada por área de concentração em pós-graduação, permite ao pesquisador a compreensão das diversas resultantes sociais, aspectos psicológicos ou fisiológicos que possam causar problemas neste processo. Assim sendo, o curso promove a qualificação de profissionais educadores para atuação no contexto escolar com sólida, avançada e atualizada formação científica no campo das neurociências, desenvolvendo a capacidade de análise crítica da problemática educacional contemporânea, capacidade criadora no exercício da atividade docente e com domínio na práxis do ato de tornar possível a aprendizagem.

  CANDIDATOS  
Possuidores de Graduação nas áreas da educação, pedagogos, diretores, supervisores e orientadores educacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, terapeutas ocupacionais e profissionais de áreas afins.

  INVESTIMENTO  
• Matrícula de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais)
• 15 parcelas de R$195,00 (cento e noventa e cinco reais, para pagamentos efetuados até a data do vencimento)
• Poderá haver variações no valor final do investimento, consideradas peculiaridades logísticas na execução do curso.

  DISCIPLINAS  
NÚCLEO DE CONTEÚDOS INTEGRADORES
Dinâmica das relações humanas e neurociência (RHN)
Fundamentos da neuroanatomia e fisiologia do sistema nervoso central e aprendizagem (FNF)
Fundamentos de neurociência e educação cognitiva da aprendizagem e do comportamento emocional humano (FNE)
História das neurociências: evolução e atualidade (HNE)
Metodologia da pesquisa e TCC (MPC)
Avaliação neuropsicopedagógica: métodos, instrumentos e registros (ANE)
Estágio curricular supervisionado (ECS)

NÚCLEO DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS
Neurociência aplicada às práticas pedagógicas (NPP)
Neurociência da motricidade e sensorial (NMS)
Neurociência e as teorias da aprendizagem (NTA)
Neurociências e os transtornos da aprendizagem (NTR)

  CARGA HORÁRIA: 420 h/a  
Dez Créditos (disciplinas) de 36 horas/aula cada, incluindo o Estágio Curricular Supervisionado = 360 horas/aula;
 Orientação docente em estudos complementares para aprofundamento dos temas trabalhados durante o Estágio Curricular Supervisionado e construção do TCC = 60 horas/aula.


  TÍTULO CONFERIDO  
Especialista em Neurociência Pedagógica.

  OBJETIVOS  
 Promover a apresentação de conceitos, práticas e ferramentas que compõe a área da Neurociência e sua interface com a aprendizagem;
 Expor a organização estrutural e funcional do sistema nervoso central referente às funções superiores: emoção, cognição, atenção, memória, linguagem e percepção;
 Apresentar a relação entre comportamento e os distúrbios neurológicos e endócrinos;
 Compreender a recepção de informações, interpretações e a elaboração de respostas;
 Compreender como o sistema nervoso central desenvolve a fala, a leitura e a escrita;
 Conhecer os transtornos do desenvolvimento e da aprendizagem;
 Compreender as funções cognitivas e executivas no processo de aprendizagem;
 Mostrar a importância da neurociência e os processos envolvidos no ato da aprendizagem;
 Capacitar o profissional da educação e promover reflexão sobre o fazer pedagógico.
 Fomentar a capacidade de análise crítica dos problemas educacionais contemporâneos, bem como das teorias propostas e recursos;
 Incentivar ao exercício da atividade criativa na prática docente.

  Metodologia  
Curso presencial, com aulas expositivas e dialogadas, painéis de discussões, estudos de caso, seminários, elaboração e desenvolvimento de projetos.

  Sistemas de Avaliação  
Presença obrigatória em, no mínimo, 90% do conjunto das atividades regulares desenvolvidas no Programa, conforme registro em Pauta. A avaliação mínima é 7,0 (sete) por disciplina, obtida por meio da aplicação de atividades (individuais ou em grupo), a critério de cada docente. Ao final do curso, é obrigatória a entrega e aprovação do trabalho de conclusão de curso (Artigo Científico) a ser desenvolvido individualmente.

Trabalho de conclusão de curso (TCC)
Trabalho de caráter teórico, prático e experimental, realizado individualmente pelo aluno, em formato de Artigo Científico, com o objetivo de aplicar, integrar e socializar os diversos conhecimentos
adquiridos ao longo do curso. Haverá indicação do Professor Orientador do TCC.

  Certificação  
A FAPI expedirá o Certificado de Pós Graduação Lato–Sensu (Especialização) em Neurociência Pedagógica, àqueles que concluírem todos os módulos, obtendo avaliação mínima 07 (equivalente ao conceito “Bom”), com mínimo de 90% de frequência; tenham aprovação do Relatório do Estágio Supervisionado e forem aprovados pelo Prof. Orientador no trabalho de conclusão de curso (TCC).